sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fortalecedor nº 4 do Sistema Imunológico: ervas medicinais, aromáticas e alimentos de combate ao câncer

Se há na medicina que fecha o círculo entre o antigo eo moderno, esse algo é o uso das plantas medicinais. A tradição oral e escrita que forma os fundamentos da herbologia tem milhares de anos. Esse conhecimento tem sido usado com sucesso para tratar mais pessoas do mundo todo do que qualquer outra forma de medicina.

Nós ocidentais temos o compromisso de usar a ciência para determinar a eficácia de uma determinada terapia, e assim nos comprometermos a reaprender o uso das plantas medicinais, de nosso próprio ponto de vista. Muitos livro descrevem o uso das plantas medicinais a partir de uma perspectiva tradicional; nós preferimos citar a documentação científica, quando ela existe, atestando a eficácia dessas terapias e incentivando o uso mais seguro possível dessas plantas. .

Cogumelos Shiitake.

O cogumelo Schiitake (do gênero Lentinula) é um cogumelo de cabeça grande e chata, cultivado tradicionalmente na Ásia e hoje amplamente comercializados nos Estados Unidos e na Europa. Há séculos ele vem sendo usado na cozinha asiática como um delicioso alimento que faz bem a saúde. .

Hoje em dia a ciência já está documentando seus variados e poderosos efeitos no sistema imunológico e sua capacidade de nos proteger contra as doenças cardíacas e o câncer. .

Os cogumelos Schiitake têm alto teor de proteínas (13 a 18 por cento) e contém niacina, tianina, riboflavina e um polisacarídeo chamado lentinan, que foi aprovado no Japão como uma droga anti-cancerígena. Pesquisas recentes demonstram que o lentinan estimula os macrófagos e as células mortíferas naturais e destruírem as células cancerosas e os tumores. .

Outras substâncias isoladas nos cogumelos Schiitake, chamada cortinelina, provaram ser um eficaz antibiótico de amplo-espectro. Além disso, componentes conhecidos como sulfatos encontrados nesses cogumelos, podem eliminar vermes, fungos e outros causadores de doenças de pele. .

Estudos do Instituto Nacional do Câncer no Japão confirmaram o cogumelo Schiitake como um alimento que combate o câncer, um fortalecedor do sistema imunológico, e um poderoso redutor do colesterol. Ele também inibe a reprodução dos vírus.

Cogumelos reishi.

Um cogumelo medicinal usado tradicionalmente na China é o reishi (ganoderna lucidium) amplamente utilizado para melhorar a função do sistema imunológico. Ele demonstrou provocar a multiplicação rápida dos linfócitos diante de um agente patológico, assim como o estímulo à produção de interleucine -2. O reishi também promove a criação de moléculas de adesão que ajudam a reunir as células imunológicas num local específico onde elas são necessárias. Ele estimula igualmente a produção do fator de necrose tumoral. Seu extrato é facilmente encontrado em lojas de alimentos naturais; o cogumelo em si é comum nos mercados de alimentos orientais e em algumas lojas de alimentos naturais. Recomendamos a ingestão de dois a quatro cogumelos por semana.
Elinor Levy e Tom Monte

Tarcízio Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário