segunda-feira, 23 de julho de 2012

Reze, medite ou repita um mantra
Nada nos relaxa mais do que a fé, e sua eficácia tem sido comprovada sempre de novo nos laboratórios. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami descobriram que os exercícios diários de meditação ou relaxamento – isto é, a liberação progressiva da tensão dos músculos no corpo todo – causa o aumento do número de células CD4.
Quando Gail Ironson, M.D., uma psiquiatra dessa Faculdade da Universidade de Miami e seus colegas acompanharam a evolução da doença nesses homens até um ano depois, descobriram que aqueles que continuaram a realizar algum tipo de meditação diária ou exercícios de relaxamento tinham menos propensão a apresentar os sintomas da AIDS.
Outra pesquisa mostrou que a meditação e os exercícios de relaxamento aumentaram a atividade das células imunológicas diante de um desafio. Um dos estudos mostrou um aumento significativo de células mortíferas naturais e uma proliferação de linfócitos em estudantes da Faculdade de Medicina que praticavam relaxamento diários. Benson acha que uma sessão de dez a vinte minutos de meditação por dia baixa a pressão sanguínea, reduz a velocidade dos batimentos cardíacos; relaxa os músculos e cria uma condição hormonal mais equilibrada; tudo isso pode contribuir para uma resposta imunológica mais forte.

Use uma técnica de relaxamento progressivo
Assim como a meditação, as técnicas de relaxamento progressivo podem mudar os níveis hormonais, causando uma redução no hormônio imunossupressivo cortisol, ao mesmo tempo que aumenta o hormônio estimulador da imunidade chamado dehidroepiandrosterona sulfato. Outra experiência demonstrou que o relaxamento acionou o aumento da atividade das células mortíferas naturais e a proliferação dos linfócitos em estudantes de medicina que estavam fazendo exames, geralmente uma situação que deprime o sistema imonológico.
Outro estudo mostrou que as técnicas de relaxamento, quando combinadas com mudanças alimentares e exercícios leves, eram tão eficazes quanto os remédios para reduzir pressão alta, e mais ainda quando as mudanças de comportamento tinham o benefício adicional de melhorar a energia e a satisfação sexual.

Dê mais risada
Pesquisadores da Universidade Clark em Worcester, Massachusetts, descobriram que fazendo com que as pessoas simplesmente adotem a expressão facial de um estado de humor específico cria de fato esse humor nas pessoas. Expressões de medo provocaram sentimentos de medo e estresse.
Nada é melhor para eliminar a tensão de uma situação difícil do que o humor. Pessoas sábias cultivam o humor como um meio de lidar com a vida, porque – vamos reconhecê-lo – grande parte da vida é um absurdo.

Fonte
Os 10 mandamentos do sistema imunológico.
Elionor Levy e Tom Monte

Tarcízio Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário