sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Aditivos químicos alimentares – o que são, e que efeito tem sobre a saúde?




Os aditivos químicos são uma classe de substâncias químicas postas em alimentos processados para conferir-lhes cor, sabor, durabilidade e consistência. Isso é tudo que o público em geral saberia explicar sobre os aditivos: mas o que de fato são essas substâncias, a que quantidades nós devemos ingeri-las e quais são os efeitos colaterais de seu uso abusivo?

Primeiramente, os aditivos químicos devem passar por uma série de testes para determinar os seus efeitos gerais, não só os efeitos que o colocam na categoria de aditivo alimentar; há um destaque para os testes de toxicidade crônica, ou seja, quando há ingestão da substância estudada por um longo período de tempo.
Mas nem sempre esse sistema de testes consegue prever todos os efeitos que essas substâncias química tem na saúde humana.  

De modo geral, os efeitos colaterais dos aditivos químicos são câncer, hipersensibilidade alimentar e déficit de atenção com hiperatividade. Deve-se mencionar que gestantes, idosos e crianças menores de três anos estão a um maior risco de sofrer sintomas indesejáveis por não serem completamente capazes de processar e eliminar os aditivos embutidos nos alimentos. Cada aditivo, porém, tem os seus efeitos específicos. 

O que pode ser feito para prevenir consumo excessivo é checar as embalagens e preferir alimentos menos refinados ou processados, assim como consumir com parcimônia produtos cujas cores atentam para a presença de uma grande quantidade de corantes, como jujubas, gelatinas e outros doces artificiais. Evitar também alimentos com altas taxas de edulcorantes (adoçantes artificiais).

Se informe:
http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php?idTema=59

Nenhum comentário:

Postar um comentário