domingo, 1 de dezembro de 2013

Homeopatia e Fluoxetina no Tratamento de Depressão: Resultados e Efeitos Adversos

A depressão é uma doença mental de difícil tratamento, que pode ter causas diversas, tão diversas quanto os seus graus de seriedade. Além de diversos modos de terapia, também pode haver o tratamento medicamentoso, e um dos antidepressivos populares é o Fluoxetin (Fluoxetina), quem embora seja conhecido por ser eficaz, também traz vários efeitos adversos como tremor, ansiedade, anorexia, diminuição da libido e distúrbios do sono.

Em uma pesquisa feita no ano de 2009 pela USP e pela Faculdade de Medicina de Jundiai, a eficácia da medicação homeopática foi comparada à eficiência da fluoxetina em um estudo randomizado de não-inferioridade, ou seja, o objetivo do estudo era observar se a eficácia dos medicamentos homeopáticos era ou não inferior ao tratamento com fluoxetina. O projeto envolveu noventa e um pacientes com depressão moderada a grave, e teve duração de oito semanas.

Ao final do estudo, foi observado que as diferenças de eficácia entre os dois medicamentos não era estatisticamente significante, contudo o medicamento homeopático apresentava um número de efeitos colaterais bem menor do que o da fluoxetina. A recomendação final é que um estudo mais amplo fosse feito sobre o assunto, para comprovar a não-inferioridade da medicação homeopática.

Assim como terapia e antidepressivos, a homeopatia pode ser um poderoso aliado na luta contra a depressão. Em caso de depressão, consulte o seu médico homeopata e veja como ele poderá ajudá-lo.

Fontes

http://www.medicinanet.com.br/bula/detalhes/6266/reacoes_adversas_fluoxetin.htm
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/7770/fluoxetina-melhora-humor


Nenhum comentário:

Postar um comentário