sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Componentes de uma Dieta Antiinflamatória: Parte II

Resumo do Capítulo 3 do livro Dieta Antiinflamatória, do Dr. Alexander Luiz Gomes de Azevedo

Evitar álcool ou consumi-lo com moderação e ingerir bebidas anti-inflamatórias

O ideal é consumir no mínimo 1,5 litro de água diariamente, pois a água auxilia no processo de limpeza de toxinas do nosso corpo.
Se tratando de álcool, ele deve ser evitado, mas se ainda assim ele for consumido, deve-se dar preferência ao vinho tinto, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Atenção, porém, ao tamanho da taça: a quantidade máxima de vinho tinto que pode-se beber sem ter efeitos adversos é de duas taças de 187 ml cada. Quanto às demais bebidas álcoolicas, essa quantidade é de apenas uma dose por dia (350 ml de cerveja, 45 ml de licores e uísque).
Outras bebidas anti-inflamatórias são o café (mas nada mais de 3 cafezinhos ao longo do dia) e o chá verde, muito rico em antioxidantes. A dose recomendada é de seis a doze xícaras desse chá diariamente.

Controlar o peso

Altos índices de gordura corporal estão relacionados à maiores taxas de proteína C reativa, que é um indicador de inflamação medido por meio de exame de sangue. As taxas dessa proteína tendem a cair após o excesso de peso ter sido eliminado.
Uma teoria alternativa explica que elas sobrecarregam o sistema imune. As células de gordura à partir de certo ponto são reconhecidas como invasoras e o ataque do sistema imune acarreta a inflamação.
Manter-se no peso adequado por meio de exercícios e consumo consciente de alimentos é necessário para uma dieta anti-inflamatória bem sucedida.

Controlar o estresse

A liberação de adrenalina e cortisol durante tempos de estresse diminuem as taxas de DHEA. O DHEA inibe um potente agente inflamatório e por consequência, diminui-lo na corrente sanguínea aumenta os níveis de inflamação.
É essencial encontrar atividades prazerosas e relaxantes, assim como dormir bem e de preferência, aderir à técnicas de relaxamento para quando situações estressantes forem inevitáveis.

Fazer atividades físicas

Além do benefício do emagrecimento, se exercitar diminui os índices de proteína C reativa. 30 minutos de exercício na maioria dos dias semanas é o mínimo recomendado, levando em consideração, é claro, as condições físicas individuais.

Outras recomendações

Ingerir alimentos antiinflamatórios e inseri-los de vez na dieta, como por exemplo o azeite de oliva extravirgem, atum, sardinha, vegetais de folhas verdes e etc, assim como dormir de 7 a 8 horas por dia e evitar o cigarro.

De um modo geral, a dieta anti-inflamatória não serve somente para combater a inflamação: também fortalece o sistema imunológico, melhora a aparências dos cabelos e da pele, assim como contribui para uma boa saúde mental e emocional e o controle de peso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário